Blog

modos-simples-ampliar-rede-de-contatos-noticias

Networking: você gerencia o seu?

Apesar do nome complicado, networking consiste, basicamente, em uma rede de contatos onde os participantes compartilham de um interesse comum. Muitas pessoas acabam realizando um networking sem mesmo saber, enquanto outros praticam de forma equivocada.

Um bom networking requer atenção e reciprocidade, pois geralmente se estende a longo prazo e é justamente por ser uma relação benéfica para ambos que ela se sustenta. Como a construção relacionamentos positivos é importantíssimo para qualquer empreendedor, buscamos algumas informações e dicas para que você gerencie de forma estratégica e eficaz essa ferramenta social.

Pratique de forma recorrente

Como o networking aumenta as oportunidades de negócio, é interessante ter uma prática constante e não depender esporadicamente de eventos. Além disso, um relacionamento comercial pode surgir em diversos contextos, por isso, esteja preparado para perceber as ocasiões em que possa haver um estreitamento no contato.

Preocupe-se com a qualidade, não com a quantidade

Você precisará desprender muita atenção para os participantes de sua rede de contatos, por isso ter muitos pode acabar se tornando inviável e prejudicar a relação de vocês diante uma possível generalização. Isso significa que distribuir seu cartão de visitas e adicionar várias pessoas em suas redes sociais online nem sempre será uma boa estratégia. É fundamental avaliar previamente o potencial da construção dessa relação, ou seja, nem todo contato precisa fazer parte da sua rede. Portanto, saiba ser seletivo.

Mantenha proximidade, mas não force

É muito importante se fazer presente na rotina do seu contato. Por isso, busque estabelecer uma comunicação recorrente, demonstrando dedicação à sua rede. No entanto, não exagere, pois isso pode resultar negativamente nos seus negócios. Forçar um contato, sem a mesma reciprocidade, pode ser um indicativo de que você esteja considerando você como fonte única de motivação. Saiba respeitar e dar espaço quando algum contato da sua rede não possui o mesmo interesse ou tempo que o seu.

No fim, o bom senso e a cordialidade devem sempre prevalecer. Estabeleça uma boa comunicação com sua rede, assim como saiba ouvir e valorizar o outro. Um networking sólido e bem gerenciado pode render muitos frutos e trazer muitas oportunidades para o seu negócio, podendo ser imprescindível para o crescimento do seu empreendedorismo.

Textos de apoio: “Networking: dar para receber” – site Evio e “Entenda a importância do Networking para sua empresa” site Endeavor.

 Diretoria de Comunicação

Deixe um comentário

*