Blog

we-can-do-it

Mulher – dona do seu negócio

Hoje, o texto é para as mulheres, que sabem que o lugar da mulher é onde ela quiser, inclusive em seu próprio negócio, sem depender de ninguém, sendo ela mesma e lutando pelos seus objetivos. A mulher não é um ser frágil, ela tem muita criatividade, paciência, estratégia e sabe muito bem onde quer chegar. Queremos mostrar que o cenário empreendedor feminino vem crescendo cada vez mais, mas isso não significa que não seja desafiador e que as barreiras sociais pararam de existir, ainda existe muitos entraves quando elas iniciam ou mantem seus próprios negócios.

Atualmente, cerca de 30% de todos os negócios privados no mundo são gerenciados ou foram criados por uma mulher, esse percentual seria bom se todas essas empresas  fossem de alto impacto e que rendessem muito sucesso, porém isso não acontece, e um  dos motivos mais comuns é que as instituições financeiras não investem o mesmo valor num negócio liderado por uma mulher comparando a um negócio liderado por um homem, isso faz com que menos de 10% das empresas comandadas por mulheres recebam investimento externo, e se houvesse de fato o mesmo investimento que é dado a empresas lideradas por homens, gerariam 6 milhões de empregos ao longo de 5 anos.

A luta pela diversidade de gênero nas organizações é constante, na teoria tudo é muito bonito, mas os percentuais mostram que o crescimento de cargos liderados por mulheres é muito baixo, fazendo com que o mercado seja praticante de uma cultura machista que não luta por uma igualdade de gênero, tanto em cargos como em salários.

A mudança de cenário é necessária e tem que se fazer presente desde a educação básica. A sociedade não é composta apenas de homens, as mulheres querem ser valorizadas pelo o que elas são, por suas qualidades como uma profissional e não pelo seu modo de vestir ou ser julgada frágil.  A fragilidade parte de um pensamento machista e opressor, as mulheres são muito mais do que os homens imaginam, elas lideram com muita responsabilidade e organização, as características são divergentes, cada uma tem um qualidade super importante que fará diferença em qualquer tipo de organização, ou em seu próprio negócio.

Baseado no texto: “Lugar de mulher é nos negócios” –  site Endeavor.

Diretoria de Comunicação.

Deixe um comentário

*