Blog

blog-2015-05-31-inovacred

Captação de recursos – o meio para tirar seu projeto do papel.

Em um mundo globalizado, a busca por exposição de marcas pelas empresas, e a associação a projetos para uma melhora de sua imagem perante aos consumidores faz-se uma atividade recorrente no dia a dia de empresas de pequeno a grande porte, e é nessa procura que encontramos uma grande oportunidade para que projetos possam de fato acontecer.

Todo projeto desde a construção de um carro a uma série de palestras precisa de capital para acontecer, e isso acontece principalmente com nós, universitários, que necessitamos de um auxílio em nossos projetos a fim de realizar o que almejamos, e é por isso que fica a cargo da captação de recursos conseguir esse dinheiro e dessa forma equilibrar o orçamento.

Quando se está atrás de patrocínio há passos recorrentes a serem seguidos que são de vital importância para o sucesso de uma parceria. O primeiro deles é ter o conceito do seu projeto bem definido e documentado, a empresa irá querer saber com clareza do que se trata. É recomendável tentar patrocínio com empresas que partilham dos mesmos valores do seu projeto ou evento, pois o acordo, normalmente, sairá com maior fluidez  dessa forma.

Outro ponto a ser destacado são as cotas de patrocínio e benefícios de exposição de imagem para empresa, uma grande chave para negociação de parcerias é mostrar com clareza os benefícios que a empresa receberá caso decida investir no projeto e quanto ela terá que arcar para isso. Normalmente são feitas tabelas em que cotas são nominadas para cada série de benefícios e dessa forma fica mais fácil visualizar o que está sendo oferecido.

Tendo esses dois pontos em mãos, comumente reunidas em um documento denominado plano de mídia, entra em jogo um trabalho um pouco mais sistematizado de entrar em contato com as empresas via e-mail, telefone ou , de preferência, de forma presencial.

No trabalho de captação é necessário ser insistente e resiliente. Com certeza  a palavra não será ouvida diversas vezes, mas é sempre bom lembrar que o sim pode ser conquistado e não é impossível de ser alcançado, e ele é o que fará com que seu projeto adquira receita suficiente para sair do papel.

Diretoria de Projetos.

Deixe um comentário

*